Este Blog faz parte do Projeto "Mapas Mentais e Imaginários" que através da arte procura resgatar o olhar das pessoas para o Patrimônio das cidades,principalmente o Patrimônio Humano.
O Viajante e o Turista.....Olhares diversos...Literatura de viajantes contemporânea, fundada na singularidade do olhar, transfiguração da experiência pela linguagem e referências intertextuais que os espaços desencadeiam na mente do viajante.
Cristóvão (2002: 35) considera a Literatura de Viagens como um subgênero literário, no sentido de esta ser uma modalidade, interdisciplinar, do gênero narrativo, que ele assim conceitua: Por Literatura de Viagens entendemos o subgênero literário que se mantém vivo do século XV ao final do século XIX, cujos textos, de carácter compósito, entrecruzam Literatura com História e Antropologia, indo buscar à viagem real ou imaginária (por mar, terra e ar) temas, motivos e formas. E não só à viagem enquanto deslocação, percurso mais ou menos longo, também ao que, por ocasião da viagem pareceu digno de registro: a descrição da terra, fauna, flora, minerais, usos, costumes, crenças e formas de organização dos povos, comércio, organização militar, ciências e artes, bem como os seus enquadramentos antropológicos, históricos e sociais, segundo uma mentalidade predominantemente renascentista, moderna e cristã....artigo “Para uma Teoria da Literatura de Viagens”, de Fernando Cristóvão (2002).
"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam.E mesmo estes podem prolongar-se em memórias,em lembranças,em narrativa. O fim de uma viajem é sempre o começo de uma outra." Saramago
Cristóvão (2002: 35) considera a Literatura de Viagens como um subgênero
ResponderExcluirliterário, no sentido de esta ser uma modalidade, interdisciplinar, do gênero
narrativo, que ele assim conceitua:
Por Literatura de Viagens entendemos o subgênero literário que se
mantém vivo do século XV ao final do século XIX, cujos textos, de
carácter compósito, entrecruzam Literatura com História e
Antropologia, indo buscar à viagem real ou imaginária (por mar, terra e
ar) temas, motivos e formas.
E não só à viagem enquanto deslocação, percurso mais ou menos longo,
também ao que, por ocasião da viagem pareceu digno de registro: a
descrição da terra, fauna, flora, minerais, usos, costumes, crenças e
formas de organização dos povos, comércio, organização militar,
ciências e artes, bem como os seus enquadramentos antropológicos,
históricos e sociais, segundo uma mentalidade predominantemente
renascentista, moderna e cristã....artigo “Para uma Teoria da Literatura de Viagens”, de Fernando Cristóvão (2002).